A técnica que dispensa a incisão de barriga.

RESSECÇÃO TRANSURETRAL DA PRÓSTATA

RTU - RESSECÇÃO TRANSURETAL DA PRÓSTATA

Saiba mais sobre a técnica de remoção realizada pelo canla de uretra e que dispensa a incisão na barriga.

CIRURGIA ABERTA DE PRÓSTATA

Saiba mais sobre a técnica de remoção de próstata por cirurgia aberta.

CONHEÇA O LASER

A nova técnica para o tratamento da próstata.

QUAIS SÃO OS RISCOS DA RTU?

Os riscos da RTU podem incluir:

​​​​​​​Dificuldade temporária de urinar - Você pode ter dificuldade em urinar por alguns dias após o procedimento. Até que você possa urinar por conta própria, você precisará ter um tubo (cateter) inserido em seu pênis para levar a urina para fora da bexiga.

Infecção do trato urinário - Este tipo de infecção é uma complicação possível após qualquer procedimento de próstata. Uma infecção é cada vez mais provável de ocorrer quanto mais tempo o paciente estiver usando uma sonda vesical . Alguns homens que têm RTU têm infecções recorrentes do trato urinário.

Orgasmo seco -  Um efeito comum e de longo prazo de qualquer tipo de cirurgia de próstata é a liberação de sêmen durante a ejaculação na bexiga, em vez de sair do pênis. Também conhecida como ejaculação retrógrada, o orgasmo seco não é prejudicial e geralmente não afeta o prazer sexual. Mas isso pode interferir na sua capacidade de gerar um filho.

Disfunção erétil -  O risco é muito pequeno, mas a disfunção erétil pode ocorrer após tratamentos de próstata.

Sangramento importante - Muito raramente, os homens perdem sangue suficiente durante a RTU para exigir uma transfusão de sangue. Homens com próstatas maiores parecem estar em maior risco de perda significativa de sangue.

Dificuldade em segurar a urina -  Raramente, a perda do controle da bexiga (incontinência) é uma complicação de longo prazo da RTUP.

Baixo teor de sódio no sangue. Raramente, o corpo absorve muito do fluido usado para lavar a área da cirurgia durante a RTU. Esta condição - conhecida como síndrome da RTU ou síndrome da ressecção transuretral (RTU) pode ser fatal se não tratada. Uma técnica chamada TURP bipolar elimina o risco de síndrome de RTU.

Necessidade de retratamento -  Alguns homens necessitam de tratamento de acompanhamento após a RTU, porque os sintomas retornam com o tempo ou nunca melhoram adequadamente. Às vezes, o retratamento é necessário porque a RTUP causa estreitamento (estenose) da uretra ou do colo da bexiga, ou porque não foi removido totalmente o a região central da prostata e ela volta a crescer e necessita de nova cirurgia.

Outras precauções

Organize o transporte porque você não poderá dirigir-se para casa após o procedimento naquele dia ou, em geral, se tiver um cateter na bexiga.

Você pode não ser capaz de trabalhar ou fazer atividades extenuantes por até seis semanas após a cirurgia. Pergunte ao seu médico quanto tempo de recuperação você pode precisar.

O QUE VOCÊ PODE ESPERAR DA RTU?

A RTU geralmente leva de 60 a 90 minutos. Antes da cirurgia, você receberá anestesia geral - o que significa que ficará inconsciente durante o procedimento - ou anestesia espinhal, o que significa que permanecerá consciente. Você também pode ter uma dose de antibióticos para prevenir a infecção.

Durante o procedimento

O ressectoscópio é inserido na ponta do seu pénis e estendido através da sua uretra e na área da próstata. Seu médico não precisará fazer cortes (incisões) do lado de fora do seu corpo.

Seu médico usará o ressectoscópio para cortar o tecido do interior da próstata, um pequeno pedaço de cada vez. À medida que pequenos pedaços de tecido são cortados de dentro da próstata, o fluido de irrigação os transporta para a bexiga. Eles são removidos no final da operação.

Após o procedimento:

Você provavelmente vai ficar no hospital por dois a quatro dias.

Você terá um cateter urinário no local devido ao inchaço que bloqueia o fluxo de urina. O cateter é geralmente deixado no local por pelo menos  48 horas, até que o inchaço diminua e você consiga urinar sozinho.

Você também pode perceber:

Sangue na sua urina. É normal ver sangue logo após a cirurgia. Mas entre em contato com o seu médico se o sangue da sua urina estiver espesso como o ketchup, se o sangramento estiver piorando ou se o fluxo de urina estiver bloqueado. Os coágulos de sangue podem bloquear o fluxo de urina.

Sintomas urinários irritantes. A micção pode ser dolorosa, ou você pode ter uma sensação de urgência ou necessidade freqüente de urinar. A micção dolorosa geralmente melhora em seis a oito semanas.

Seu médico provavelmente recomendará que você:

• Beba muita água para lavar a bexiga.
  • Coma alimentos ricos em fibras, para evitar a constipação e esforço durante a evacuação. Seu médico também pode recomendar um amaciante de fezes.
  • Espere para voltar a tomar os medicamentos que afinam o sangue até que seu médico diga que está tudo bem.
  • Evite atividades extenuantes, como levantar pesos, por quatro a seis semanas ou até que seu médico diga que está tudo bem.
  • Mantenha o sexo por quatro a seis semanas.
  • Evite dirigir até que seu cateter seja removido e você não esteja mais tomando analgésicos prescritos.

Contacte o seu médico se você:

São incapazes de urinar

Observe sangue vermelho vivo ou um aumento de coágulos na urina que não fica claro depois de beber mais líquido e descansar por 24 horas

Desenvolver uma febre acima de 39 graus C.

TURP normalmente alivia os sintomas rapidamente. A maioria dos homens experimenta um fluxo de urina significativamente mais forte em poucos dias. O tratamento de acompanhamento para aliviar os sintomas às vezes é necessário, principalmente após vários anos.

QUAIS SÃO OS RESULTADOS?

Ressecção transuretral da próstata (RTUP) é uma cirurgia usada para tratar problemas urinários devido a um aumento da próstata.

Um instrumento visual e cirúrgico combinado (ressectoscópio) é inserido através da ponta de seu pênis e no tubo que transporta a urina de sua bexiga (uretra). A próstata envolve a uretra. Usando o ressectoscópio, o médico remove o excesso de tecido prostático que está bloqueando o fluxo de urina.

A RTUP é geralmente considerada uma opção para homens com problemas urinários moderados a graves que não responderam à medicação. Tradicionalmente, a RTUP é considerada o tratamento mais eficaz para o aumento da próstata e é indicado para próstatas até 60 a 80 g.

No entanto, vários outros procedimentos minimamente invasivos estão se tornando mais eficazes, devido à melhoria das técnicas e ferramentas cirúrgicas. Esses procedimentos minimamente invasivos geralmente causam menos complicações e têm um período de recuperação mais rápido que a RTU. O risco de hemorragia é geralmente maior com a TURP, por isso pode não ser a melhor opção para certos homens que tomam medicamentos para afinar o sangue.

Por que é feito

A RTU ajuda a reduzir os sintomas urinários causados pela hiperplasia benigna da próstata (HBP), incluindo:

• Necessidade freqüente e urgente de urinar
  • Micção lenta (prolongada)
  • Maior frequência de micção à noite
  • Parando e recomeçando enquanto urina
  • A sensação de que você não pode esvaziar completamente sua bexiga
  • Infecções do trato urinário

RTU - RESSECÇÃO TRANSURETRAL DA PRÓSTATA