O que é, quais as funções e por que devemos monitorar a sua saúde.

SAIBA MAIS SOBRE A PRÓSTATA

A PRÓSTATA

A próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema genital masculino.

A próstata difere consideravelmente entre espécies quer anatômica, química e fisiologicamente. A função da próstata humana é produzir e armazenar um fluido incolor e ligeiramente alcalino (pH 7,29) que constitui 10–30% do volume do fluido seminal, que juntamente com os espermatozóides constitui o sêmen.

As principais doenças que atingem a próstata são a hiperplasia prostática benigna, a prostatite e o câncer de prostata.

FUNÇÕES DA PRÓSTATA

A principal função da próstata é armazenar e secretar um fluido claro levemente alcalino (pH 7,29) que constitui 10-30% do volume do fluido seminal, que, junto com os espermatozóides, constitui o sêmen. O resto do fluido seminal é produzido pelas duas vesículas seminais. A alcalinidade do fluido seminal, provocada pela elevada presença do antígeno prostático específico (PSA), ajuda a neutralizar a acidez do trato vaginal, prolongando o tempo de vida e mobilidade dos espermatozóides. Para além da função de transporte, este fluído mantém a nutrição necessária do esperma para sua sobrevivência.

A próstata também contém alguns músculos lisos que ajudam a expelir o sêmen durante a ejaculação.

DOENÇAS DA PRÓSTATA

Câncer de próstata

O câncer de próstata pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas. Porém, a grande maioria dos casos evolui silenciosamente sem causar sintomas até que haja disseminação da doença. Exames regulares de toque retal e dosagem de antígeno prostático específico são recomendados para homens a partir dos 40 a 50 anos de idade, para detecção precoce da doença.

Pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, entre outros.

Este tipo de câncer é muito comum e acometeu aproximadamente 70 mil homens no Brasil em 2018.

​​​​​​​Hiperplasia prostática benigna

A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia após os 40 anos. Pode provocar estreitamento da uretra, resultando em dificuldade de micção (insuficiência urinária). Afeta cerca de 50% dos homens acima dos 50 anos e 80% acima dos 80 anos de idade.

​​​​​​​​​​​​​​Prostatite

Prostatite é a inflamação da próstata, podendo ser causada por diversos fatores. Ao contrário da HBP e Câncer de Próstata, a prostatite é mais comum nos homens entre os 30 e 50 anos de idade.